Grandes Psicólogos

Uma visão dos nomes mais importantes na Psicologia

Aaron T. Beck- É um psiquiatra e psicólogo norte-americano, criador da moderna Terapia Cogntiva. É professor emérito de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia. Acredita que a depressão não era devido a conflitos internos inconscientes, mas devido a erros de pensamento que criam visões irrealiatas do mundo, de si próprio e do futuro. A Terapia Cognitiva é a forma mais eficaz e mais estudada de tratamento para a maioria dos problemas psicológicos. 

David Barlow- Nasceu em Boston em 1942. Desenvolveu tratamentos eficazes para a ansiedade e depressão. Foi presidente da divisão de psicologia Clínica, da Associação Americana de Psicologia, onde impulsionou os métodos de tratamento empiricamente validados.

Carl Rogers- Foi um influente psicólogo americano e um dos fundadores da Psicologia Humanista. Desenvolveu a sua própria abordagem para a compreensão da personalidade- a Abordagem Centrada na Pessoa ou Terapia Centrada no Cliente.

Alfred Adler-Desenvolveu uma teoria em que salientava a importância dos factores sociais. Considerava a motivação humana um esforço para atingir a superioridade e a sociedade tinha grande importância no desenvolvimento da personalidade.

Ivan Pavlov- Este fisiologista é principalmente conhecido por seus trabalhos no condicionamento clássico. Pavlov tinha uma energia incomum desde sua infância. Ele era curioso sobre o que ele chamou de “o instinto para a investigação”. Pavlov abandonou sua carreira religiosa para devotar sua vida à ciência. Pavlov tornou-se  o primeiro Premiado Nobel russo por vencer o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1904.

Jean Piaget- O psicólogo clínico suíço é conhecido pelos seus trabalhos em construtivismo, epistemologia genética, teoria de desenvolvimento cognitivo, permanência do objeto e egocentrismo. Jean Piaget enfatizou muito na educação das crianças e é também um pioneiro em desenvolvimento psicologístico da criança. Em 1934, durante seu mandato como diretor da International Bureau of Education, ele disse, “Apenas a educação é capaz de salvar as nossas sociedades de possível colapso, violento ou gradual”.

William James- William James foi o primeiro educador nos Estados Unidos a oferecer um curso de psicologia. Ele foi um filósofo e psicólogo treinado para ser um médico. Alguns o rotularam como o “Pai da Psicologia Americana”. James foi um dos principais pensadores do final do século 19. Ele é considerado um dos filósofos mais influentes que já existiram nos Estados Unidos. James foi um dos fundadores da psicologia funcional.

Sigmund Freud foi um neurologista austríaco que fundou a psicanálise e provavelmente um dos psicólogos mais famosos de todos os tempos. Criou um método para o tratamento de psicopatologia através da expressão verbal de pensamentos entre o paciente e psicanalista. A psicologia clínica moderna desenvolveu-se como um resultado das teorias de Freud. Suas obras espalharam-se pela cultura popular e pensamento contemporâneo ocidental.

B. F. Skinner- Um psicólogo, inventor, behaviorista, autor e filósofo social, o americano Burrhus Frederic Skinner tem e será conhecido por suas contribuições por décadas. Ele tinha prestado 16 anos de seu serviço como um professor de psicologia na Universidade de Harvard. Bem conhecido como o fundador do behaviorismo moderno em psicologia, Skinner não percebeu qualquer relevância do livre-arbítrio. Ele acreditava que as ações humanas são as conseqüências das ações anteriores.